Porquê usar Biometria?
Até aos dias de hoje, uma das formas de identificação mais usadas é a aplicação de senhas, palavras-chave ou pincodes.
Existe também a possibilidade do uso de cartões com chips ou dispositivos magnéticos que permitem a identificação de um indivíduo através de uma simples leitura.
O grande problema desses métodos é que qualquer pessoa pode conseguir a senha ou o cartão. Por exemplo, um funcionário pode esquecer-se do seu cartão de acessos em cima de uma mesa e ser roubado, garantindo assim o acesso a áreas proibidas a terceiros. Com a biometria, esse problema deixa de existir ou, pelo menos, a sua frequência e facilidade de execução diminuem.
Impressão digital: o uso de impressão digital é uma das formas de identificação mais comuns. Consiste na captura da formação de sulcos na pele dos dedos e das palmas das mãos de uma pessoa. Esses sulcos possuem determinadas linhas e divisões que diferem de pessoa para pessoa. Para este tipo de identificação existem, sucintamente, três tipos de tecnologia: ótica, (que faz uso de um feixe de luz para ler a impressão digital;) capacitiva, (que mede a temperatura corporal que sai da impressão;) e ultrassónica, (que mapeia a impressão digital através de sinais sonoros).